T O P

  • By -

AutoModerator

#Post sério - Atenção às regras! - Desinformação ou qualquer informação não baseada em ciência não são permitidas. - Esse é um post sério. Piadas nos comentários são proibidas e reincidências serão punidas com bans. - Mantenham a civilidade e o respeito. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/BiologiaBrasil) if you have any questions or concerns.*


jackspicerii

Não, e o engraçado é o pessoal ter medo desse que controla o hospedeiro, e esquecem que todos os outros fungos, caso afetassem a gente, iriam virar 1 bilhão de doenças novas fudidas com potencial de aparecer uma pior do que covid misturado com ebola, só pela estatística/probabilidade. Pq controle da mente e cenário de video-game faz muito mais sentido, né? ¯\\\_(ツ)\_/¯


Space_Fics

Além disso essas doenças seriam extremamente difíceis de curar porque os remédios que matam fungos tbm são extremamente tóxicos para mamíferos inclusive nós


GrifoCaolho

Como exercício de criatividade, é muito mais interessante - até porque a gente separa as ideias de ficar doente e perder a liberdade de ação. Não é a toxoplasmose que chega a conduzir o hospedeiro a alguns comportamentos de maior risco, inclusive? Eu entendi o comentário, é que essa postura de "sua curiosidade é burra" me é bem incômoda, e peço desculpa se não foi a intenção.


jackspicerii

Não é isso, aparentemente tivemos entendimentos diferentes, só que acredito que o meu é o correto, deixa eu explicar. Pelo que o OP falou, realmente você pode entender das duas formas, a primeira como eu, que só expliquei que o cenário do videogame/seriado é falso, não é só a questão da temperatura, e não é só com o Cordyceps que devemos nos preocupar. O outros entendimento também é possível, que foi o seu, entrar numa discussão "e se", o problema é que pelo sub ser sério, e dentro das próprias regras do sub, eu nem considerei esse lado.


Davezito

Fungo é uma desgrama pra tratar, ele mata antes de controlar a mente rsrs


Le_Bnnuy

Não é que faz mais sentido, só é mais interessante msm.


limajhonny69

Mas o que esperar da comunidade leiga? As pessoas não estudam as áreas científicas tanto assim. Pra muitas pessoas, o que chega até elas é o que a mídia fala. Então elas remetem logo a esse cenário, por causa dos filmes e jogos. Não é que faça sentido, é o que elas conhecem por conta da falta de informação.


jackspicerii

Real, sou engenheiro eletricista e tenho 36. Ninguém da minha geração estuda um assunto clássico/acadêmico, só cultura pop. No máximo buscam um aprimoramento Outro dia descobri uns amigos que jogam um jogo chamado dota 2, e eu conheço, só nunca joguei, inclusive cheguei a jogar o mod de warcraft 3 que depois chamaram de dota 1. Eles me falaram sobre o jogo, e explicaram que tem gente que tem 6 mil horas, 10 mil horas, e ainda não era bom no jogo.... 3600 horas é a carga horária de uma faculdade de engenharia... fica essa info no ar.


AnalysisOk7430

Não é assim que funciona. Esses fungos estão adaptados à biologia de artrópodes, não é só uma questão de temperatura. Há fungos adaptados ao corpo de mamíferos, mas essas relações de parasitas vêm evoluindo há muito tempo, não "pula" assim entre grupos tão diferentes.


SrTamandua

>mas essas relações de parasitas vêm evoluindo há muito tempo, não "pula" assim entre grupos tão diferentes De fato, se fosse um fungo de roedor para humanos até possível, por ambos serem mamíferos. Mas inseto> mamífero não consigo imaginar. Só não considero impossível pq na biologia as coisas não são simples. No entanto, o permafrost está logo ali, e nele pode ter coisas "ancestrais" que estavam dormentes e virão à tona com o degelo. Quem sabe o próximo vírus ou bactéria de nível pandemia global venha de animais marinhos que vivem ali e que contraíram algo do permafrost 😬


Ajessyt

Isso me lembrou daquele filme "The Thaw"... Que agonia


One-Appointment-8125

Medo


[deleted]

mas nunca foi encontrado, em nenhum animal mamífero que habitou próximo do permafrost ou nas regiões dos polos, qualquer sinal de infecção por fungo, então tipo, se for pra extrapolar, eu acredito que tem algum xernomorfo lá congelado, só esperando pesquisadores desavisados pra descongelar ele.


AnalysisOk7430

Eu acho difícil, porque o vírus ou bactéria teria que: 1. Ser patógeno de animais, que é extremamente raro no caso de bactérias (considerando o número total de bactérias), e não tão comum assim no caso de vírus. 2. Teria que se adaptar a seres que estão milhões de anos mais "calejados" na grande batalha evolutiva contra os patógenos. A grande maioria desses seres é benéfico ou irrelevante à nossa biologia. Não tem porque pensar que no passado (ainda mais tão recente quanto a última era do gelo) isso era diferente. Mas dá um bom conceito pra um livro/filme com certeza.


Ruffus_Goodman

Mal posso esperar... Epidermia de ZUMBIIISS


Ruffus_Goodman

O COVID não era do morcego? -.-


KillyTheBid29

Evolutivamente falando, morcegos são parentes muito mais próximos de nós e com caracteristicas mais semelhantes do que os artrópodes. Só pra você ter uma ideia, humanos e morcegos pertencem à mesma classe que nós (mammalia, os famosos mamíferos), então consequentemente compartilhamos com eles, Reino, Filo e classe. Já os artrópodes estão apenas no mesmo Reino que nós (Animalia), só estamos no mesmo Reino que os artrópodes por sermos todos animais, nada mais. Sendo assim, existe um abismo enorme entre nós e eles, muitíssimo maior do que entre nós e os morcegos.


AnalysisOk7430

Morcegos são mamíferos. Tem que entender que os artrópodes tem a morfologia muito, muito diferente da nossa. Quando os nossos clados se distanciaram nem existiam peixes ainda.


Ligman54

O engraçado é que já existe uma doença que afeta e se transmite em mamíferos (incluindo aí seres humanos)e basicamente os transforma em seres erráticos e agressivos como zumbis, com uma taxa de mortalidade de praticamente 100%. Se chama raiva.


_Not_My_Name

Eu ia comentar isso. Se vc quer um vírus zumbi, olha pra raiva. A taxa de mortalidade é 100% quando os sintomas aparecem, antes dos sintomas aparecerem é só tomar a vacina que a taxa de mortalidade é 0%.


AreikoC

E aí mesmo tempo, tem um jogo de zumbi que literalmente usou uma variante de raiva como seu virus apocalíptico. Dying Light


Ruffus_Goodman

Maomenos... Tem uma razão pra você tomar a vacina umas 15x se tiver suspeita


_Not_My_Name

Sim, toma 15x pq são as doses necessárias para evitar a contaminação do teu sistema nervoso, que se ocorrer vc morre. Se tu for no posto e pedir pra ser vacinado pra raiva, vão fazer o procedimento pra não permitir que isso ocorra. Então não é maomenos porra nenhuma, é 0% de chance de dar errado, desde que você tome A VACINA (que pode ser mais de uma agulhada).


Ruffus_Goodman

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/raiva-humana-hidrofobia/amp/ "Observação importante: pessoas que pertencem a grupos de risco e, portanto, mais vulneráveis à infecção, devem tomar a vacina contra raiva e acompanhar a resposta do sistema imunológico para saber se a produção de anticorpos atingiu os níveis adequados. Conforme o caso, doses de reforço devem ser repetidas a cada dois anos." 0%, claro claro


_Not_My_Name

Nesse caso, tomar 15 vacinas não vai mudar o fato que a resposta imunológica do indivíduo é comprometida. Se você não tem esse tipo de complicação, é 0% dos casos que vai te levar a morte. Se a pessoa foi tomar as primeiras doses da vacina, provavelmente ela vai estar ciente da resposta imunológica e não vai morrer de raiva após ter tomado as primeiras doses. Então talvez não seja 0% mas com certeza 99.95% das pessoas que tomam a vacina, vão continuar vivas. Ai tu vem e fala que isso é maomenos? Tu ta brincando. Ah, e não tem razão nenhuma pra você repetir a dose se não tiver essa resposta imunológica, então não tem razão pra tomar 15 doses de vacina se tiver suspeita! Por favor, mande mais notícias enviesadas :)


AmputatorBot

It looks like you shared an AMP link. These should load faster, but AMP is controversial because of [concerns over privacy and the Open Web](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot). Maybe check out **the canonical page** instead: **[https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/raiva-humana-hidrofobia/](https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/raiva-humana-hidrofobia/)** ***** ^(I'm a bot | )[^(Why & About)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/ehrq3z/why_did_i_build_amputatorbot)^( | )[^(Summon: u/AmputatorBot)](https://www.reddit.com/r/AmputatorBot/comments/cchly3/you_can_now_summon_amputatorbot/)


Ruffus_Goodman

O extermínio


alephsilva

Não


nysj

No livro A Terra Inabitavel do David Wallace, é um livro que trata sobre climatologia e possíveis tragédias do futuro. Tem uma parte que fala de um lugar específico na terra onde habitavam mais de 60% de uma espécie que lembra o antilope, acho. Nessa região aumentou uma quantidade pequena de grau célcio e uma bactéria que vivia na boca desse animal se comportou de maneira inesperada e levou a morte toda essa população de animais. Acho que as bactérias podem ser mais perigosas porque a quantidade e variedade dela é bem maior no corpo humano. Lembrando que temos mais bactérias no corpo do que células.


KillyTheBid29

Fungos de mecanismo mais simples, ou seja, que não sejam capazes de controlar o comportamento do hospedeiro, mas apenas cause alguma infecção menos dramática poderia se adaptar e afetar mamíferos aos quais não estão acostumados. Porém nosso sistema imunológico e de outros mamíferos é muito mais complexo que o de artrópodes, dificultando muito que fungos de comportamento tão específico possam nos infectar. Além disso, nosso sistema nervoso central é praticamente blindado e também muito mais complexo e especializado que o sistema nervoso de artrópodes. Sendo assim, é praticamente impossível que algum fungo desses pudesse infectar, se estabelecer e "decidir" quais ações o hospedeiro irá tomar, sendo os mamíferos animais tão derivados evolutivamente. Mas como tudo na biologia, podem haver exceções, e não podemos afirmar com 100% de certeza que isso jamais possa acontecer, mas as chances são tão insignificantes que podemos considerar como nulas, e se fosse possível uma adaptação tão severa a nível de espécie (dos fungos) demandaria uma pressão seletiva enorme que poderia levar milhares ou até milhões de anos para ocorrer. Sendo assim, não se preocupe com o universo de "The last of us" se tornando real, invés disso, se preocupe com patógenos de ação mais simples e com grandes potenciais de dispersão como aconteceu na última pandemia de Corona virus, ou alguns anos antes com os surtos de Ebola na África. Sangrar até a morte ou agonizar em uma UTI enquanto sufoca lentamente me parecem destinos bem piores e mais prováveis de acontecer em um futuro próximo.


Ruffus_Goodman

E a toxicoplasmose? Teníase? Sífilis avançada? Não são decisões, mas elas são capazes de influenciar mesmo que discretamente


KillyTheBid29

Nesse caso infelizmente não vou saber responder, falei sobre os "fungos zumbis" porque meu TCC na faculdade foi sobre os fungos, então tenho um conhecimento mais extenso e aprofundado nessa área. A biologia é um ramo muito, mas muito diverso mesmo e fica dificil ter um embasamento forte em áreas tão distintas como essas, pois nesse caso você perguntou a respeito do comportamento de protozoários, platelmintos e bactérias, que são seres pertencentes à três reinos diferentes (Protozoa, Animalia e Monera) e o Reino é a divisão mais ampla dentro da classificação dos seres vivos, então não tenho condições de opinar à respeito sem o embasamento necessário. Para não correr o risco de especular e acabar falando besteira, ficarei te devendo essa resposta, amigo. Mas para não te deixar totalmente no vácuo, eu arriscaria dizer que esses seres evoluíram ao longo de muuuito tempo se adaptando aos seus hospedeiros e ficando extremamente especializados e dependentes dos mesmos, indo de encontro ao que eu disse sobre os fungos conseguirem fazer o mesmo conosco, que é algo que hipoteticamente levaria um tempo inimaginável para se tornar algo preocupante para nós humanos que no mesmo tempo poderíamos já ter sido extintos de vez por "N" motivos. Outra coisa importante que eu acabei não deixando claro, quando digo que esses fungos influenciam nas decisões do hospedeiro, eu não quis dizer que seja algo consciente, onde o fungo escolhe o que vai acontecer, mas sim fruto da seleção natural, onde os fungos que eram capazes de alterar e modular os comportamentos de certa maneira, foram mais bem sucedidos e passaram sua carga genética adiante, porém tudo feito de forma acidental, o fungo não sabe o que está fazendo, tal qual os causadores das doenças que você citou também não tem consciencia de seus atos. No fundo, a verdade é que a evolução é uma grande roleta russa onde poucos indivíduos são "sortudos" o suficiente para conseguirem manter sua genética preservada a nível de espécie apenas porque seus comportamentos inconscientes ou características fisicas deram alguma vantagem para eles. Não sei se ficou claro, mas o que quero dizer é que esses seres vivos que falei, simplesmente se deram bem na seleção natural porque seus comportamentos favoreceram isso de forma acidental, mas saber te explicar exatamente como esses mecanismos ocorrem e como isso afeta o comportamento dos hospedeiros é uma outra história, e como falei anteriormente, não tenho a bagagem necessária para te explicar o funcionamento desses mecanismos.


taketakk

Se fosse fácil assim, já tinha virado arma biológica.


Repulsive-Run342

Se não me falha a memória, o fungo cordyceps ao invés de controlar o cérebro diretamente -como supostamente achávamos que ele agia- na realidade trabalha literalmente controlando os membros locomotor da vítima, tornando-a incapaz de controlar os próprios membros, portanto, ao menos até onde me lembro, o inseto não virá um zumbi de fato, ele só perde controle dos patas.