T O P

  • By -

AutoModerator

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


mangoman94

Sou fortemente a favor do investimento nas ferrovia, mas por favor não cortem algo antes de garantir que as alternativas estão preparadas.


Cold_Singer_1774

achas mesmo que existe planeamento de alternativas?


mangoman94

Deixa um jovem com menos de 35 anos sonhar.


clouvandy

Deixa um ‘jovem’ com mais de 35 anos sonhar


ocaralhoquetafoda

Há e são anteriores a esta proposta


mangoman94

Se estiverem em execução, calo-me


ocaralhoquetafoda

>Sou fortemente a favor do investimento nas ferrovia, mas por favor não cortem algo antes de garantir que as alternativas estão preparadas. Mas concordo plenamente, embora seja um pouco o problema da galinha e do ovo. Em termos ambientais, as viagens Porto/Lisboa têm um impacto proporcionalmente muito superior a qualquer comboio. Ao mesmo tempo não são assim tão rápidas quanto isso devido ao tempo de check-in, embarque e desembarque. Por outro lado esta ligação existe pois é menos cansativa (para quem conduz) e a alternativa ferroviária tem uma qualidade inferior. O que vai aparecer primeiro, a supressão do voo ou a criação de uma alternativa viável? Os projetos ferroviários existem, mas implicam investimento, enquanto que acabar com a ligação por avião é logisticamente muito mais simples. Na esquerda, o Livre é um partido ambiental, mas consciente da necessidade das pessoas, enquanto que o Bloco pode ser mais radical e dar prioridade ao impacto ambiental e deixar a reabilitação da ligação ferroviário para depois. O que muito provavelmente resultaria num retrocesso caso assim fosse avante. Ainda na esquerda, o PS *deveria* apostar na ferrovia, mas é raro eu perceber o que pensam da vida. À direita temos o PSD a liderar e o "deveriam" obviamente se aplica, mas ainda não se sabe como vão governar. Até ao momento... não bem. Ainda na direita, consigo ver a IL a apoiar reabilitação da ferrovia. É ver. Estou pouco confiante que veremos um investimento decente na ferrovia, mas este é um excelente meio de transporte de pessoas e objectos. É ver os exemplos das mais valias deste onde aí foi investido em vez de esquecido


joaommx

Não está neste momento a decorrer um concurso para construção do primeiro troço de linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Lisboa?


Cold_Singer_1774

ouço isso à 20 anos. tal como o novo aeroporto de Lisboa.


joaommx

Quando é que decorreram concursos para construção da LAV entre Porto e Lisboa ou para a construção de um novo aeroporto de Lisboa nos últimos 20 anos?


NGramatical

à 20 anos → [**há 20 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5frzc%2F%2Fkzv0t5r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


pfarinha91

Isto é diferente, a primeira dase do projeto de Alta Velocidade Lisboa - Porto já tem todos os estudos feitos e AIA (avaliação de impacto ambiental) válida. O concurso para a construção e exploração já foi lançado dia 12 de janeiro, a candidatura a 875 milhões de euros de fundos comunitários também já foi feita atempadamente e o objetivo é começar a construção do primeiro troço Porto - Oiã no iníco do próximo ano. Nada a ver com o aeroporto que ainda nem tem localização, quanto mais AIA ou concurso.


Cold_Singer_1774

É sempre diferente, mas o resultado é sempre o mesmo. nada é resolvido e nada é feito a não ser a destruição do que já existe


Immediate_Square5323

Mesmo sem alta velocidade a viagem já se faz bem. Além de q no Porto sais do comboio e estás no centro da cidade.


IdlePaladin

E entre o concurso concluir e isso ficar operacional...


joaommx

Não é esse o tema. O OP queixou-se que não existe planeamento de alternativas, que existe e tem estado bastante nas notícias nos últimos meses.


IdlePaladin

Fair, nesse contexto concordo contigo.


frags77

Percebo o que dizes, mas por outro lado as alternativas ja existem (algumas pouco fiáveis). O tempo que demoras a embarcar, descolar, aterrar (mais atrasos) e deslocar-te à Gare do Oriente ou Campanhã (hub de transportes) é praticamente o mesmo ou pode ser superior ao de uma viagem na CP, transporte proprio ou autocarro. A única vantagem da ponte aérea neste momento é unicamente o conforto e o tempo de viagem dentro do meio de transporte, e o facto de poderes fazer voos de ligação. A ponte aérea tem de servir para voos de ligação e castigar os voos singulares com preços bastante superiores às alternativas (o que até já acontece , mas poderia ser agravado, de modo a forçar a opção por outros meios) Posto isto sim, há que garantir transporte alternativo (LAV) bem mais rápido do que os que temos atualmente. Que isto sirva de pressão para acelerar esse processo.


Shady_Rekio

A primeira fase do TGV deve ser lançado, como o projeto é faseado quando acabar esta fase o tempo de viagem entre Lisboa e Porto fica 2 horas sem paragens que já é 50 minutos de melhora. Esta previsto para 2028 a empreitada é suposto decorrer entre 2026 e 2028, está fase já está toda planeada e com estudo de impacto ambiental feito. Esta porção já torna o comboio extremamente competitivo porque é na zona da Linha do Norte com mais problemas de rampas e saturações de linha. No entanto, não digo que a atual alternativa ferroviária não seja competitiva, mas ela não consegue crescer passageiros, simplesmente não há capacidade, a linha do Norte está muito saturada, acho que qualquer coisa como 90% dos serviços de passageiros e carga são nesta linha em Portugal. A segunda fase deve ter o seu estudo de impacte ambiental até ao fim deste ano e inicio de 2025, está só deverá estar pronta em 2032 e reduz mais 40 minutos o tempo de viagem. Depois vem a questão final de como entra em Lisboa, que é uma situação difícil, porque vai depender da decisão do Aeroporto e da Nova Ponte sobre o Tejo.


Faculdade_cansa

TGV Lisboa-Porto/Madrid, novo aeroporto e terceira ponte sobre o Tejo. A santíssima trindade das promessas eleitorais dos últimos 20 anos e dos próximos 20


Shady_Rekio

Foram 20 anos difíceis, mas consigo ver como existe dinheiro para isto, Lisboa-Porto vai acontecer. Lisboa Madrid é muito fácil, metade da linha já está feita com o trouço Caia-Evora do corredor sul que permite comboios de 250km/h no limiar inferior da alta velocidade, fica só a faltar modernizar o trouço mais simples e plano de Evora-Vendas Novas e o resto está colado à afamada 3a ponte. A ponte tem opções pode ser só ferroviária e aí custará menos de Mil milhões, não é a minha opção preferida mas é possível, está ponte sozinha é meia hora tirada do percurso do TGV. Para pagar a ponte usa-se a receita das outras duas pontes sobre o Tejo em Lisboa, só precisamos de alguém que arrage o financiamento. O Aeroporto vai mesmo acontecer e é a ANA que vai pagar o grosso, porque aquilo é uma infrastrutura lucrativa de lucro garantido. Há uma opção grotesca para o país que eles continuam a puxar, espero que o Governo saiba melhor, mas neste momento acho que sabem o que é melhor para eles. O que pode acontecer é a ANA pedir uma revisão à concessão que dê mais tempo, e volte a dar-lhe a parte das taxas que pertence ao Estado que são uns trocos de quase 100 Milhões por ano. Mais quem acha que não há dinheiro convém lembrar que há 2.2 mil milhões de euros por ano que são gastos em parcerias público privadas rodoviárias. Mas há uma nuance, como qualquer contrato ele não é vitalício, é surpresa acabam todos 30 anos após serem assinado, e foi o Guterres que assinou os mais gravosos os das SCUT, que acabam todos até 2032. Até o contrato de Brisa que corre desde 1972 com sucessivas extensões, acaba em 2035, no entanto este dá dinheiro ao Estado que partilha portagens, mas os outros vão ser um alívio gigante e imediato no Orçamento de Estado, o pior deles todos o da Beira interior(A23) acaba em 2029, eu estou à espera.


throwaway0000012132

Lamento mas tal não é inteiramente verdade.  Via avião, sem bagagem ou com o mínimo (mochila, por exemplo), é simplesmente mais rápido do que qualquer outra alternativa. E os preços muitas vezes também são mais baratos. Ainda há poucos meses tive de me deslocar de Lisboa ao Porto e voltar no dia seguinte (fui de avião e voltei de Alfa Pendular) e o único aspecto positivo do Alfa foi a possibilidade de me levantar e andar um pouco no comboio, até chegou atrasado. E a deslocação até a uma gare do oriente / terminal rodoviário de sete rios ou aeroporto de Lisboa, de transportes, é praticante o mesmo, por isso é negligenciável. É preciso alternativas antes de se cortar com uma solução que funciona, apesar de não ser a melhor em termos de poluição.


rui278

>por outro lado as alternativas ja existem (algumas pouco fiáveis). Ou seja, não existem? Há transporte, mas claramente não ao mesmo nível de qualidade especialmente se fiabilidade for importante para ti 🤷🏻‍♂️


frags77

Ficaste por aí? Lê o resto. E quanto a qualidade... estás a falar de conforto? O conforto é relativo, mas para mim um Alfa é tão ou mais confortável que um avião, simplesmente demora mais a viagem em si. Fiabilidade? Era preciso ver e comparar dados de atrasos e supressoes, mas ambos sofrem constantemente atrasos, e supressões/cancelamentos. Quanto a autocarros, sim, perdem bastante em fiabilidade. Não é a primeira vez que vou em viagem e temos de socorrer outro flixbus avariado em plena AE![gif](emote|free_emotes_pack|poop)


Dany_B_

O avião demora 30 minutos e posso chegar lá prai 1h e tal antes, a lesma do comboio demora 5 horas, isto quando não se lembrar de parar a meio durante meia hora. O autocarro demora o mesmo tempo, vai á pinha e é 50/50 se vem um que é confortável ou assentos de madeira.


Portugearl

>5h e assentos de madeira Não sabia que havia reddit em 1963


sph-nx

O percurso Lisboa Porto de comboio é bastante razoável em termos de tempo, se tiveres em conta toda a logística de apanhar um voo, passar seguranças à entrada e saída etc acabas por demorar quase o mesmo tempo, e o comboio é muito mais confortável. Só acho é que o preço do bilhete de comboio idealmente deveria ser mais baixo. Ridículo é ainda não termos ligação de comboio razoável para Madrid


phoenix_link

Imo o maior problema são mesmo os atrasos, a baixa frequência e não poderes depender dos comboios para fazer planos. Mas também concordo que o preço também é bastante elevado para a qualidade dos comboios, principalmente os IC.


theblackcereal

....as alternativas estão preparadas. Já fiz Porto-Lisboa muitas vezes de transportes públicos e não foi de avião.


trademarkBOYO

"preparadas" 30min de avião vs 4h comboio.


Portugearl

Não, é 3min de avião e 47 horas de comboio, assim é que é.


theblackcereal

Claro. Boa sorte com esses 30 min no processo todo.


Thalric88

Boa sorte a apanhar o comboio à hora que devia estar a chegar ao Porto


theblackcereal

Esse argumento serve para quê, mesmo? Falas como se eu tivesse dito que o comboio era mais rápido, ou assim. Caiu do céu?


theblackcereal

Claro. Boa sorte com esses 30 min no processo todo.


lou1uol

Não existe alternativas a uma ponte aérea? Como assim?? Até parece que esta é a opção mais utilizada.


paperkutchy

Até podia ser, mas demora mais a embarcar, levantar voo e aterrar que a viagem toda E os preços, claro


O_crl

Alfa e inter.


One_Coffee9498

"recomenda ao Governo que garanta a “substituição progressiva”, até 2026, das ligações domésticas entre os aeroportos de Porto, Lisboa e Faro por ligações ferroviárias “reforçadas, rápidas e preços acessíveis”. "


throwaway0000012132

Então, mas isso é o normal em Portugal: primeiro decide-se, depois logo se vê se dá...


Master_Bayters

Eu já fiz Porto - Lisboa dezenas de vezes e NUNCA fui de avião. What the hell are you talking about? Expresso, Comboio, Flix...


Live-Alternative-435

Exatamente.


rip_heart

Cries in automotiva da Lousã... :/


mangoman94

Cries in nem automitiva em Viseu....


clouvandy

Isto


Portugearl

O TGV está aprovado.


mangoman94

Aprovado e pronto a utilizar são duas coisas distintas


IHadThatUsername

> por favor não cortem algo antes de garantir que as alternativas estão preparadas Mas será que ninguém aqui lê o artigo? Eis o que diz: > o Bloco de Esquerda recomenda ao Governo que garanta a “substituição progressiva”, até 2026, das ligações domésticas entre os aeroportos de Porto, Lisboa e Faro por ligações ferroviárias “reforçadas, rápidas e preços acessíveis”. Explicitamente falam de arranjar alternativas antes de cortar. Podemos discutir se 2026 é demasiado optimista ou não, mas claramente a ideia passa por criar as alternativas primeiro.


mangoman94

Garantir alternativas implica ter um plano desenhado e aplicado. Recomendar que o Governo garanta é mesma coisa que mandar postas de bacalhau a dizer "faz as coisas bem para não correrem mal."


charge-pump

A melhor maneira de acabar é baixar o preço das viagens de comboio.


CavaloBorga

Foram removidas rotas do aeroporto do Porto com a ideia do hub em Lisboa. Para mitigar o impacto causado a toda a zona Norte, foi criada a chamada "ponte aérea". Agora é retirar. Resumindo: - criar hub em Lisboa, prejudicando o aeroporto do Porto; - criar uma "ponte aérea" para calar o povo; - após alguns anos, remover essa "ponte aérea" que já ninguém se lembra do seu intuito; A não esquecer: - aeroporto de Lisboa está pelas costuras; - viver em Lisboa está pelos sonhos; - alternativas estão pelo papel;


runneronreddit

E depois tens pessoas que voam uma vez por ano quando vão de férias a dizerem que é melhor de comboio. Eu que voo 30 vezes por ano em trabalho, carregado com malas de equipamento, tenho de aterrar em Lisboa, esperar pela bagagem, deslocar-me com a bagagem para uma estação de comboios, apanhar um comboio (e esperar, porque pode nem coincidir em horários), para chegar ao Porto. É mesmo mais rápido e confortável 🤦‍♂️.


quetzalpt

O povo é que se queixou que queria a ponte aérea? Que povo é esse, a classe média / alta?


IusedToButNowIdont

Bem aparentemente a classe média já não é povo. Fiquei informado. Senâo afectar os pobres não afecta o país!


RFGC

Quando houver o TGV a fazer porto-Lisboa em 1 hora, sim, vai deixar de fazer sentido... As alternativas que tens demoram 3 vezes mais, são menos confortáveis (na minha opinião)... Eu prefiro pagar um pouco mais (comboio vs avião) e demorar 1/3 do tempo.


Takenonames

Já fiz os dois (ponte aérea e Alfa) e no fim das contas o que tu chamas 1/3 do tempo não é um 1/3 do tempo. Posso chegar 5 minutos antes da partida à estação de comboio, experimenta isso no aeroporto. Nem me vou alongar sobre a experiência miserável do controlo de segurança da Portela, há artigos sobre isso. Depois há todo um mundo de tempo perdido em shuttles dentro do aeroporto, esperas em filas e até dentro do avião a sufocar antes deles ligarem o A/C, enfim. E o Porto como destino, é obviamente muito mais central chegar a Campanhã VS chegar à Perafita. No fim das contas, acho que o tempo total é ela por ela, a diferença é que no comboio estou descansadinho, com espaço para as pernas, e 2h45\~3h para pôr trabalho em dia enquanto que na ponte aérea anda-se de um lado para o outro num frenesim, prefiro o comboio. Até o Intercidades compensa mais na minha opinião.


Scriptomae

Não podia estar em mais pleno acordo, um bilhete de Alfa em 1ª classe é comparável a um voo Lisboa-Porto, e o conforto, para mim, é muito maior. E dado os projetos que já estão em curso para reduzir ainda mais o tempo de viagem de comboio entre Porto-Lisboa (e, espero eu, num futuro proxímo para a continuação até Vigo), só ficará cada vez melhor.


something_new

Estou de acordo. Os aeroportos são um inferno. Mas para as pessoas usarem, tem de ser mais em conta


Dr_Toehold

Parece-me injusto, um alfa 1ª classe é um bocado melhor do que um voo de ponte aérea. A classe turística sim, é uma boa comparação.


Scriptomae

Injusto porquê? São mais ou menos os mesmos preços. A classe turistica é ok, mas tmabem estás a pagar menos que a ponte aerea e não tens os problemas já mencionados (stresses do aeroporto, menos liberdade para andar no aviao, etc.)


gkarq

Confirmo. Já fiz uma corrida Porto-Lisboa onde nós íamos de carro, e o outro grupo de avião, e eles perderam. E nós tivemos de fazer uma paragem, e ainda saímos no nó em direcção a Benavente. Entrar no aeroporto, voar, e sair; de avião muitas vezes é ela por quase.


Alarming_Chard_2452

Tens toda a razão espero que ganhes visibilidade com este comentário


RaptoringRapture

icky history bake humor hateful gaping sheet frightening dazzling marvelous *This post was mass deleted and anonymized with [Redact](https://redact.dev)*


goncalo0305

“À Perafita” 🫣


RFGC

Percebo o que dizes e tenho tendência a concordar até certo ponto por varios factores: - Geralmente de manha cedo quando apanho o avião não chego a demorar 30 minutos entre a entrada do aeroporto; - No aeroporto estou mais abrigado do que na estação de comboio (de Campanhã); - tens uma vasta população em que é mais pratico chegar ao aeroporto do que a Campanhã (eu insiro-me nesse grupo); - o tempo médio que demoro entre entrar no aeroporto e sair do outro nunca ultrapassou as 2h (ou seja, poupo uma hora); - comprei o bilhete de avião pelo mesmo preço da 1a classe do alfa; - depende do destino que pretenderes... Mas sim, tens a tua quota parte de razão. Mas continuo a afirmar, enquanto não houver TGV a ponte aérea deve ser garantida...depois já não será necessário...


ekeryn

Menos confortável não acho. Pelo menos o Alfa é bastasnte confortável e sempre podes andar em pé mais à vontade e inclusive apanhar ar fresco a cada x tempo quando para. Mas claro, demora muito mais tempo do que devia e custa demasiado, aí não contesto.


RFGC

Falo em conforto no sentido em que num passas quase o triplo do tempo fechado do que no outro. A minha comparação também é válida para o carro (que tem a agravante de que é cansativo)


ekeryn

Esse conforto não é anulado também pelo tempo que passas no aeroporto antes e depois? É que podes entrar no comboio chegando à estação 5 minutos antes


RFGC

Para mim não. Quando faço a ponte aérea geralmente só levo uma pasta com documentos... Ou seja, chego cerca de meia hora antes e depois não me coloco em pé à espera que as portas abram...quando as portas abrirem e as primeiras pessoas entrarem é que eu vou...daí para mim ser mais confortável na generalidade...


ocaralhoquetafoda

>custa demasiado Aí o Livre podia propor algo como o passe social que reduziu substâncialmente o custo para algumas classes sociais. Ou seja, se forem respeitados alguns critérios conseguir a redução do custo do bilhete. No entanto havendo menos alternativas com a supressão da ponte aérea, o que mercado livre fará é o aumento do custo dos bilhetes. A falta de investimento na ferrovia desde os anos 90 foi um erro. Eu faço regularmente Lisboa/Évora e vice versa e o comboio demora pelo menos 10 minutos que expresso, chega a ser 20 se houver trânsito a sair de Lisboa. No entanto o custo é o dobro ou mais. Há 5 horários pela CP e mais de 20 na rede expressos. Foram usados fundos europeus para construir inúmeras autoestradas a começar nos anos 90, enquanto que muitas linhas de comboio foram suprimidas. É pena


ekeryn

O mais absurdo para mim é mesmo o Flixbus a fazer Lisboa-Porto com saídas a cada 15 min ao preço da chuva... Idealmente isto seriam saídas de comboio e não de autocarro


ocaralhoquetafoda

>Idealmente isto seriam saídas de comboio e não de autocarro. Logisticamente para já é impossível pois a plataforma de Évora não consegue comportar tantas inversões da automotora, mas consegue mais que nem meia dúzia de viagens/dia. Algumas viagens na rede expressos e flixbus têm a lotação esgotada, o que significa que não há falta de procura. No comboio nunca vi tantos passageiros em nenhum horário


ekeryn

Estava a falar de Lisboa-Porto! Desconheço a estação de Évora pelo que não posso opinar.


ocaralhoquetafoda

>Idealmente isto seriam saídas de comboio e não de autocarro Subentendi que falavas do exemplo que dei de Évora. O erro foi meu. Quanto à questão em si, sim, a procura e necessidade existe. Eu em Portugal faço algumas (poucas) viagens de comboio pois só faço os troços que sei que são bons. Há ligações péssimas. Portugal está extremamente bem servido de autoestradas. É natural que a rede expressos e flixbus façam valer essa infraestrutura e os clientes aproveitam. Dentro de Lisboa há um trajecto que faço várias vezes por semana. Seja a que hora for, o comboio é o que melhor me serve. Fora de Portugal nem se fala, na Finlândia viajava mais de comboio que autocarro e do que precisei de fazer na Alemanha, o comboio também me serviu melhor. Depois há os comboios turísticos na Suíça por exemplo em que se viaja no meio da natureza. Imbatível.


ekeryn

Já fiz desses comboios turísticos na Suíça, são muito giros. Eu gosto bastante de comboio, sempre que posso e que não é um atrapalho opto por ir de comboio aos sítios em vez de carro ou autocarro.


NGramatical

substâncialmente → [**substancialmente**](https://dicionario.priberam.org/substancialmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5frzc%2F%2Fkzui18p%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


ocaralhoquetafoda

Sei que és um bot, mas obrigado


rcanhestro

> Aí o Livre podia propor algo como o passe social que reduziu substâncialmente o custo para algumas classes sociais. Ou seja, se forem respeitados alguns critérios conseguir a redução do custo do bilhete. não concordo. uma coisa é um passe de transportes para quem vive e trabalha numa cidade, outra, pelo que sugeres, seria um passe social para quem precisa de fazer Lisboa-Porto constantemente, quantas pessoas é que estão na situação de precisarem de se deslocarem com alta frequência entre as duas cidades?


ocaralhoquetafoda

Professores, alguns estudantes, outros trabalhadores deslocados. Tenho uma amiga professora que durante anos não esteve mais que 2 anos colocada nos mesmo sítio. Já deu aulas em imensos pontos do país. Houve uma altura que vivia em Almada e dava aulas no Algarve com meio horário. Tinha uma espécie de passe numa operadora, talvez a TAP, com viagens pré pagas no decorrer do ano. Então ia de transportes até Lisboa, depois fazia Lisboa-Faro de avião. Se houvesse ferrovia que servisse bem Lisboa-Algarve, não tinha que passar pelo embarque/desembarque. Se não fosse isso, com ordenado de quem estava a dar umas manhãs por semana não conseguia ver a família com a frequência que devia ser normal. É claro que tal como o passe social do Livre beneficia quem tem poucos rendimentos, algo "parecido" (que foi o que referi) podia fazer o mesmo aqui. Há apoios escolares, há apoios para tarifas de Internet mais baixa, há apoios nos transportes... Algo bem estudado para quem trabalha deslocado seria saudável para quem quer visitar a família de vez em quando e prova que os seus rendimentos assim justificam um apoio, da mesma forma que são assim que os outros apoios são deferidos.


rcanhestro

acredito que exista quem precise de fazer essas viagens, mas mais facilmente preferia olhar para o motivo de um professor em Almada ter de ser colocado no Algarve, do que criar "esmolas" para sustentar esse problema. eu acredito que transportes públicos possam ser subsidiados pelo estado, porque esses são uma necessidade, mas apenas até certo ponto. uma coisa é subsidiar metros/autocarros numa cidade, outra são viagens intercidades, que por norma não deveriam de ser "essências" para a população no seu dia-a-dia, mas úteis de quando for necessário quando precisam/querem fazer essa viagem.


ocaralhoquetafoda

>mas mais facilmente preferia olhar para o motivo de um professor em Almada ter de ser colocado no Algarve Ora, claro, também concordo, obrigar uma pessoa que simplesmente quer dar aulas a estar quase a 4h de distância de carro entre casa e o trabalho é muito mais grave que a viagem ser cara. Nem deveria ser necessário, mas isso é outra conversa. Infelizmente. >eu acredito que transportes públicos possam ser subsidiados pelo estado, porque esses são uma necessidade, mas apenas até certo ponto. Continuamos de acordo. No entanto há viagens maiores que as deslocações dentro da cidade que têm uma motivação idêntica: ir de casa para o trabalho (e 2ª casa partilhada por necessidade). Não me faz sentido o estado beneficiar uma pessoa qualquer só porque quer ir de avião visitar a prima de 2 em 2 meses. Tem que ser melhor justificado e justo.


Tasty_Adhesiveness83

O bilhete não é caro para todos? Porquê começar logo com discriminações sociais? Isto é uma medida que afecta quem hoje usa o avião para se deslocar entre as duas cidades no presente.


ocaralhoquetafoda

*PoRqUê cOmEçAr lOgO cOm dIsCrImInAçÕeS sOcIaIs?*


Tasty_Adhesiveness83

Disse alguma coisa de errado?


ocaralhoquetafoda

Sim.


Tasty_Adhesiveness83

Como?


ocaralhoquetafoda

>PoRqUê cOmEçAr lOgO cOm dIsCrImInAçÕeS sOcIaIs? O que falei não é discriminação social. Ou é também a TSU? A tarifa social da Internet? O passe social +? O meu intuito não é fazer descontos à toa,, mas sim permitir um custo de acesso mais baixo a um transporte público caso o proponente apresentar condições para tal, da mesma forma que tal existe para meios de transporte e outros serviços básicos


KarmaCop213

Continua fazer sentido. A menos que o pessoal do Porto goste de andar a fazer transbordos entre comboio e aviao.


CabeloAoVento

E que os aviões passem a ser desmontados e transportados por comboio quando são precisos no Porto (obviamente que não é possível, estou a gozar), ou que prefiram que os voos sejam feitos com o avião vazio.


RFGC

Aqui estamos a falar do percurso Porto-Lisboa (exclusivamente). No entanto o mesmo se aplica à rota Porto-Algarve. Eu acho uma piada a discutirem o novo aeroporto e, até onde vejo nunca colocaram a variante ligação/proximidade com a Ferrovia / Terminal de Autocarros. O Porto pelo menos tem uma boa solução implantada. No mesmo local há comboio/metro/autocarro. Caso queira apanhar avião, o metro que para na estação também vai para lá. É por essas e por outras que este país não sai da cepa torta...


KarmaCop213

Porto-faro é uma situação diferente. 


something_new

E mesmo assim, não sei. Entre Paris e Amstedão, por exemplo, o TGV só compensa às vezes. Os pseudo-ecológicos que usem o mais caro, se quiserem


DarligUlvRP

A velocidade numa viagem de avião de 300km é uma ilusão. Uma hora no ar e outra hora para entrar e sair do avião e já estás bem perto dos tempos do comboio ou autocarro.


RFGC

A última vez que fiz a ponte aérea já foi há dois anos...mas no caso específico deste trajecto tens uma espécie de "via verde" para que tais tempos de entrada e saida sejam reduzidos. São pórticos específicos para a ponte aérea. E só não faz mais sentido porque a ryanair deixou de fazer este trajecto. Antes do Covid tinha um colega que ia trabalhar todos os dias uteis para Lisboa, e o valor que ele gastava rondava os 250€ em média pois haviam dias que comprava os bilhetes a 10 e outros a 15€... Agora com a TAP são os preços que são...


NGramatical

pois haviam → [**pois havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5frzc%2F%2Fkzvytid%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


RFGC

A última vez que fiz a ponte aérea já foi há dois anos...mas no caso específico deste trajecto tens uma espécie de "via verde" para que tais tempos de entrada e saida sejam reduzidos. São pórticos específicos para a ponte aérea. E só não faz mais sentido porque a ryanair deixou de fazer este trajecto. Antes do Covid tinha um colega que ia trabalhar todos os dias uteis para Lisboa, e o valor que ele gastava rondava os 250€ em média pois haviam dias que comprava os bilhetes a 10 e outros a 15€... Agora com a TAP são os preços que são...


NGramatical

pois haviam → [**pois havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


DarligUlvRP

O tempo mínimo dos mínimos entre o fecho das portas e fazer taxiing em qualquer aeroporto é 20m (a correr tudo lindamente). Mesmo a contar com o fast track da ponte aérea, nunca conseguirás de certeza entrar pela porta do aeroporto e passar a porta de embarque em menos de 10m, por isso já tens aí 30m. No destino desde que se pousa até que se sai do avião são outros 15m no minimo, mais uns pozinhos para saíres do aeroporto e já estás nos 50m. Isto é uma cenário completamente perfeito. Num comboio com tudo normal (sem sonhos) podes chegar à estação 10m antes da hora e depois sais da estação em 5m. No melhor dos cenários possíveis para o avião, 3x mais rápido já é na verdade 2x mais rápido, para não falar de que quer no Porto quer em Lisboa é bem mais fácil chegar às estações que aos aeroportos. Quanto ao preço, é criminoso. Tendo em conta as emissões nunca uma avião devia poder ser mais barato que um comboio…


RFGC

>O tempo mínimo dos mínimos entre o fecho das portas e fazer taxiing em qualquer aeroporto é 20m (a correr tudo lindamente). Mesmo a contar com o fast track da ponte aérea, nunca conseguirás de certeza entrar pela porta do aeroporto e passar a porta de embarque em menos de 10m, por isso já tens aí 30m. O tempo de taxiing já está contabilizado no tempo de voo. Em boa verdade num Porto-Lisboa só passas meia hora no ar... >No destino desde que se pousa até que se sai do avião são outros 15m no minimo, mais uns pozinhos para saíres do aeroporto e já estás nos 50m. Ok. No entanto acho que o cenário que falas é mais um cenário normal, do que um cenário perfeito... >Quanto ao preço, é criminoso. Tendo em conta as emissões nunca uma avião devia poder ser mais barato que um comboio… O problema é que tens uma via ferroviária extremamente mal gerida e com muitas gorduras pertencentes a partidos políticos. A CP, tal como a TAP são só empresas para oferecer tachos a amigos, daí tão pouca eficiência financeira. Se tens uma companhia privada que faz o mesmo percurso por menos dinheiro, como podes criticar os preços? A diferença é que uma empresa foi feita para ganhar dinheiro, e se falir faliu...as outras é para os funcionários ganharem dinheiro...e se falir, toca a injectar dinheiro...


DarligUlvRP

O tempo de voo não significa nada. Até podia ser teletransporte, a conveniência do meio tem de ser medida na totalidade e não em parte. O tempo de taxiing está incluindo em teoria, mas na prática o que vês é que o “gate closed” acontece e o avião (da ponte aérea) normalmente aterra mais de 1h depois. 1h vs 2h45 é uma visão reduzida da questão. A realidade desde que entras na “paragem” até que sais, é que no avião no melhor dos cenários fazes 1h45 e no comboio fazes menos do dobro. A TAP foi privada durante vários anos e foi o que se viu. ¯\\\_(ツ)\_/¯ Haver preços baixos numa companhia não quer dizer que sejam atingidos correctamente. O turnover das pessoas na Ryanair e outras lowcost é bem alto, e toda a gente que está nessas empresas quer sair mal possa, mostrando bem como são atingidos os resultados. Para além disso, a Ryanair em particular tem um histórico longuíssimo de práticas que provocam prejuízo directo às outras companhias. Ninguém tem de ser escravo da tua conveniência. As gorduras de RH na CP são um problema ínfimo quando comparadas com outros gastos pela má gestão da ferrovia (que não está no seu âmbito). O custo das viagens de comboio são altamente prejudicados por vários negócios com PPPs. A culpa não é das empresas em si, é do estado fazer negócios ruinosos. Os tachos que referiste não existem só dentro da CP, tb existem e são bem maiores nas empresas que andam nessa indústria. Não é por acaso que vemos estimativas baixíssimas para o preço das viagens no TGV em Portugal. Há um problema gravíssimo de organização da ocupação das linhas e uma total inadequação às necessidades de transporte da população. Podíamos estar aqui o dia todo a falar desses problemas mas deixo só um exemplo: Eu moro a 250m de um apeadeiro, o último antes da estação de uma capital de distrito. Mesmo que vá viajar de comboio vou sempre de carro até à estação porque não há regionais que façam esta linha à frente dos comboios mais rápidos. Se apanhar o regional aqui tenho de esperar no mínimo 20m, e muitas vezes até 1h, para apanhar um IC.


hecho2

Tambem concordaria com esta medida, e um dia vai ser realidade, mas primeiro tem de haver alternativa, ficar apeado no aeroporto de Lisboa porque cheguei às 23h e o próximo comboio para o Algarve é no dia a seguir e demora 2h30 não é alternativa seria.


el_Bosco1

A ponte aerea Porto-Lisboa é das coisas mais ridiculas que se passa na aviação em Portugal (a par do aeroporto de Lisboa). Por motivos de várias ordens (que não dependeram de mim), já a fiz 2x. A ultima das quais ainda este passado sábado. O avião vinha a 1/4 da capacidade. É completamente absurdo e um atentado ecológico. Aguardo ansiosamente pela normativa europeia que proba voos internos desde género porque se depender dos países, tamos bem tramados. Para além das ilhas, a unica viagem que até posso eventualmente conceber é Bragança-Lisboa ou Porto/Braga- Faro mas depende das alternativas.


Sandy-Balls

A ponte aérea garante a conexão entre as rotas que estao centradas em Lisboa com o aeroporto do Porto. Antes de matar as coisas por favor percebam o seu propósito. E se experiências pessoais sao assim tão válidas, das 5 vezes que usei a ponte aérea o avião estava cheio.


brokenhabitus

Isto. Se há rotas a partir de Lisboa faz muito mais sentido ir também de avião para Lisboa. É uma pena mas é o que há. Também já foi obrigado a usar a ponte aérea um par de vezes.


runneronreddit

Retiram imensos voos diretos do Porto que passam a ser feitos com escalas em Lisboa (EUA por exemplo). Agora retiram o voo de escala Lisboa-Porto. Depois queixam-se que o aeroporto de Lisboa está pelas costuras.


Upset_Recognition_4

Quem quiser apanhar em Lisboa um voo de ligação que se lixe não é, que vá a arrastar as malas pela belíssima estação do Oriente... É tudo na base da proibição, muito autoritário.


Both-Air3095

Se o HUB é Lisboa é para isso que a ponte aerea serve. O Aeroporto já devia ter saido de Lisboa há muito tempo. Está velho e sem capacidade de expansão nem para acomodar tanta gente.


MiguiZ

Duvido que se 1/4 da capacidade fosse regra geral, que a empresa por iniciativa própria fizesse a rota, se a faz, é porque é lucrativa. Não era isto que ia mudar o rumo das alterações climáticas, é uma proposta parva que apela à vontade das pessoas de o fazer, mas ineficaz.


[deleted]

Se a esquerda tivesse feito algo pela ferrovia nos ultimos 8 anos, a ponte aérea não seria necessária. Em vez disso, passaram-se 8 anos em que nenhuma linha nova foi aberta e as remodelações que iam ser feitas continuam sem arrancar ou por completar (como a linha do norte que deveria ter terminado a remodelação em 2020, vamos em 2024 e ainda nem a meio vai).


Ilien

O melhor seria não especificarem nenhum quadrante político. O problema real é continuarmos a discutir uma LAV em vez de a fazer. Porque município x ou y exigem paragens e o caraças. Com uma LAV a sério e a esta ponte aérea era desnecessária. Mas o problema não está na esquerda, ou na direita. Está em todos. Andam a arrastar esta porcaria há 20 anos.


zizop

O problema da ferrovia portuguesa tem décadas e vai demorar décadas a responder. Não é responsabilidade do último governo, é de todos os que desinvestiram no carril e investiram na estrada.


joaommx

Porque é que estás a destacar os últimos 8 anos? Os anteriores foram melhores nesse aspeto?


eVoluTioN__SnOw

Como se a direta estivesse virada para resolver o problema também lol


el_Bosco1

Fez mas foi tarde. E qualquer obra deste genero em Portugal demora sempre anos e está sujeita às maiores derrapagens (e nao necessariamente por culpa politica mas sim tecnica ou burocrática). E não metas a "esquerda" nisto. O PS foi governo sozinho.


MDPROBIFE

foi governo sozinho, the copping is real


el_Bosco1

Tantos anos já passaram e continuas sem perceber esse detalhe?


traveler_0x

Claramente tu e o Bloco de Esquerda não percebem patavina de companhias aéreas.


NUaroundHere

"ei na pah! ja fiz isto pra cima de 2x!!!É uma vergonha!!" Não discordo na essência do que disseste, mas para este percurso se manter há anos, é porque existe procura que o justifica. Tb já fiz Lisboa-Berlim + de 60x e umas 3 ou 4x tinha bastantes bancos livres... se tivesses calhado por azar nesses dias, tb dizias que era desperdício, quando é excepção à regra. Generalizar políticas nacionais com base em experiências pessoais, não só é ridículo como potencialmente perigoso.


joca_the_second

Já França está a fazer o mesmo e se o EPP começar a defender esta posição na sua agenda climática então a decisão será tomada por nós.


MLG-Sheep

A França não está a fazer o mesmo porque as escalas não são afetadas pela lei, e estes voos também servem para permitir essas escalas. Não faz qualquer sentido tocar nestas rotas até termos alta velocidade, preferencialmente com estação no aeroporto do Porto e/ou no novo aeroporto de Lisboa.


SantoInverno

Bloco sempre a proibir. Se houver alternativas decentes esse troço deixa de ter procura. Linha de alta velocidade por exemplo. É que mesmo que dure 30m de avião Lisboa-Porto, a chatice que é ter que chegar ao aeroporto com mínimo de 45m de antecedência, passar por check-ins, segurança e malas, se houver uma real alternativa semelhante, tem a solução sem ter que proibir o que quer que seja.


HumActuallyGuy

O Bloco não entende que se deres às pessoas uma opção viável elas vão usa-la para eles é preciso *forçar* as pessoas a fazer a escolha que eles querem ... interesante, há um nome para isto, já não me lembro qual mas está na ponta da língua


Vanethor

O trabalho infantil era uma opção viável, para muitos patrões. Ainda bem que foram forçados a fazer a escolha que nós queremos.


HumActuallyGuy

Wow é como se fosse imoral aproveitar-se de um menor de idade e todos concordamos com isso. A seguir ainda vais tentar-me convencer que é uma vitória do controlo governamental que fez a pedófila um ato ilegal e não uma lei que todos concordamos que deve ser assim.


Ayazinha

Em França, por exemplo, não sei se entrou em vigor mas queriam acabar com os voos domésticos onde existam alternativas que demorem menos de 2h30. Existir um voo Lisboa-Porto fica então dependente de melhorarem as ligações ferroviárias. Gostava tanto que se desse prioridade às ligações ferroviárias, temos um país pequeno e com ligações tão más. https://www.euronews.com/green/2022/12/02/is-france-banning-private-jets-everything-we-know-from-a-week-of-green-transport-proposals


quetzalpt

Entretanto em Portugal remamos no sentido contrário, bora privatizar a CP e que se lixe os comboios


Ayazinha

Privatizar a CP é uma estupidez, basta ver por exemplo o estado em que está o transporte ferroviário no Reino Unido (consta que até a Tatcher era contra a privatização dos comboios), o que não quer dizer que não seja bom existir alguma competição para a CP. Em Itália funcionou muito bem, tenho é receio que em Portugal seja mais um monopólio tipo gasolineiras ou operadoras de telecomunicações, em que muda o nome mas os preços e o resto é tudo igual.


zek_997

A França está muito há frente em questões ambientais. São também dos países que usam menos combustíveis fósseis devido à aposta na energia nuclear.


Ayazinha

Sim eles investiram imenso no nuclear, mas não quer dizer que em Portugal seja tudo mau. O ano passado em Portugal cerca de 61% do consumo elétrico foi gerado por renováveis, em França foi à volta de 30% (a nuclear foi 65%, mais comparável com as nossas renováveis).


zek_997

Portugal está a safar-se relativamente bem na questão de energias renováveis mas em questões de mobilidade somos quase um país de terceiro mundo.


ManelDasNespras

Acho bem, se construirem uma estação direta da Linha do Norte no próprio aeroporto de Lisboa e do Porto, para uma pessoa não perder 5h da vida para fazer uma ligação entre Porto e Lisboa quando a isso é obrigada pela TAP, desde que deixou basicamente de voar do Porto para destinos internacionais.


_daSilva

O metro está à distância de 3 paragens entre o Oriente e Aeroporto...


cat_arinaa

E no Porto?


[deleted]

Mas quem é que vem de X -> Porto -> Lisboa -> Y ou vice-versa? Quem sai do Porto com voo a partir de Lisboa vai para Campanhã em vez de para o aeroporto, e quando volta vai de Campanhã para casa. Até têm mais opções para lá chegar que ao aeroporto.


ManelDasNespras

Há imensos voos do Porto que só podes comprar, ou onde tens imenso desconto, se comprares com ponte aérea para Lisboa. Ignorando a maior perda de tempo em viajar para Lisboa de TP para apanhar um voo, é preciso que a TAP baixe os preços para compensar as pessoas do pais inteiro viajar até Lisboa para apanhar um voo para qualquer lugar no estrangeiro. Caso contrário é só mais um prego no caixão da TAP e o funeral já está demorado e caro para nós (os contribuintes).


cat_arinaa

Não sei se nos estamos a perceber A questão é, como é que vai de Campanhã para o aeroporto. Ou seja, vem de Lisboa para o Porto de comboio, chega a Campanhã, e quer ir para o aeroporto. Em vez de ir diretamente de avião.


[deleted]

Quais são as rotas que existem no Porto e não em Lisboa? Possivelmente haverá algumas, mas serão muito poucas comparando com o inverso. Mas para quem realmente tiver de o fazer não é de todo impossível. Eu próprio já o fiz, demorei uns 40 minutos de metro. De carro devem ser uns 20?


madexmachina

No porto tens ligação direta desde a Campanhã até ao aeroporto através da linha violeta se bem me lembro. Facilmente se chega dos aeroportos ate as estações principais, o problema e o alfa ser um molengão


[deleted]

O facilmente são 30/40 minutos se apanhares logo o metro


utilizador2021

Também não há muito que se possa fazer, o aeroporto fica na Maia, ao contrário de Lisboa em que o aeroporto fica próximo do centro da cidade.


_daSilva

Ai acredito que faça sentido haver estação de comboio diretamente ao pé do Aeroporto.


fgtdias

Se o comboio rápido parar no aeroporto de Lisboa e no aeroporto do Porto talvez fosse aceitável.


pedrog94s

Sera que também vão acabar com a ponte aérea Lisboa-Cascais para aviões privados?


bruno_andrade

Sou a favor de uma regra europeia para acabar com voos que podem facilmente ser suprimidos por comboios. Ja hoje em dia o tempo total que se perde em aeroportos não compensa - a viagem de comboio é mais direta e chega-se logo no centro da cidade.


MDPROBIFE

O Bloco com os seus tiques autoritarios sempre a querer cortar e banir e taxar... Se a intenção deles fosse realmente melhorar o pais estariam era a puxar para se construir mais rapido alternativas, nomeadamente o tgv... Mas claro que não, eles querem é o povo a merçê da "bondade" deles, quanto mais pessoas estiverem na merda, mais eles podem "ajudar".


NGramatical

merçê → [**mercê**](https://dicionario.priberam.org/mercê) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1c5frzc%2F%2Fkzu8mc1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


rDmT93

Se houver uma boa ligação ferroviária, esses voos acabam por falta de procura. O Proibição de Esquerda também não sabe mais, fazer o quê.


Mordiken

Alternativamente não se aposta na tal "boa ligação de ferrovia" porque "já existem imensas alternativas, inclusive avião" e porque "a Esquerda só sabe mandar bitaites sobre como gastar o dinheiro dos outros em obras públicas". Quando se quer ser do contra, qualquer coisa serve.


bcotrim

Não é bem assim, se a ligação ferroviária tiver a mesma duração e preço, não há razão para se deixar de usar o avião (mesmo que os dois sejam usados), o que é mau para o ambiente As pessoas simplesmente não vão ter a preocupação ambiental em conta quando o custo e a duração importam muito mais. Há coisas que o mercado livre não resolvem, neste caso em específico tens um problema ambiental e não económico. Proibir é a melhor forma de evitar estes pequenos voos, é é preciso fazê-lo quando as alternativas já existam para evitar choques que possam criar outros problemas


pcsm2001

Se comboio e avião demorarem 1h ambos, e custarem o mesmo, toda a gente vai optar por comboio… o avião envolve pelo menos mais meia hora para entrar no aeroporto e segurança e afins… por isso se forem ambas viagens de 1h claro que vão optar pelo comboio que é só chegar e entrar


Both-Air3095

Desde que o comboio te deixe no aeroporto. Senão acabas por perder tempo novamente ao ter que te deslocar para o aeroporto. Repara que a ponte aerea é também ( maioritariamente diria ) utilzada para quem vem apanhar voos a Lisboa.


pcsm2001

Sim, mas se vamos fazer a linha e não vai até ao Aeroporto então vivemos mesmo num país de maluquinhos…


frags77

Fundamental mesmo. No Porto já se prevê LAV até ao aeroporto, no caso de Lisboa, da Gare do Oriente à Portela é um tirinho. Mas com a questão do novo aeroporto corremos o risco de isso não acontecer. Ridícula a falta de planeamento.


bcotrim

Neste caso em específico, sim, 50 minutos de avião para 1h15 de comboio. Mas se aumentasses um bocado a distância para Porto-Faro, por exemplo (embora não exista esse voo), já terias uma viagem mais rápida de avião. Um exemplo prático é Paris-Lyon, que é mais rápido de avião (1h para 2h) mas mais caro, tens por isso comboios e aviões a fazer esse percurso (isto num país onde a ferrovia está extremamente desenvolvida) Estás a comparar dois meios de transporte com custos e capacidades diferentes, podes fazer as melhorias que quiseres que nunca vão atingir os mesmos resultados. Para distâncias muito curtas, como Porto-Lisboa, o mercado livre até acaba por beneficiar o comboio, mas a partir do momento em que o avião é mais rápido, vai sempre sê-lo, pelo que a procura vai sempre existir


rDmT93

Por boa ligação ferroviária entenda-se ser competitivamente superior (preço e duração). Voo é +1h (duração da viagem + todos os inconvenientes a ver com passagem na segurança e etc) e custa uns 50€, o TGV seria supostamente metade desse valor e a viagem duraria 1h15m. Parece-me manifestamente mais vantajoso. Obviamente que a preocupação ambiental é pouca ou nenhuma, já que as pessoas querem é saber - e bem - da sua vidinha e não estão preocupadas em parar o vento com as mãos. O mundo tem um problema ambiental, Portugal não tem um problema ambiental, tem um problema económico.


bcotrim

Ao menos és honesto ao dizeres que não queres saber da sustentabilidade ambiental. Sendo assim tens preocupações diferentes da Bloco, não se trata sequer de um proibir e o outro não, se o Bloco defende que a sustentabilidade ambiental não deve ser sacrificada pelo desenvolvimento económico. Partilho em parte as preocupações do Bloco, mas tal como referi antes, primeiro as alternativas antes de se proibir o que quer que seja Dito isto, Portugal tem um problema ambiental, tem vindo a ter secas extremas e a bater recordes de temperatura, que resultam em grandes incêndios. Tem a população concentrada no litoral, pelo que o risco da subida do nível médio das águas poderá nos afetar bastante. Sustentabilidade é, por definição, conservar-se, se nos desenvolvermos sem garantirmos que esse desenvolvimento seja sustentável, podemos muito bem investir em algo que vai ser obsoleto assim que estiver construído. Se as pessoas só estão preocupadas com a sua vidinha, então impostos e proibições podem muito bem ser uma ferramenta a usar para forçar as pessoas a preocuparem-se, desde que seja bem utilizada


rDmT93

Portugal é uma gota no oceano, é irrelevante o que faça ou deixe de fazer, o impacto do país no panorama global é nulo. O desenvolvimento económico serve precisamente para enriquecer e, com isso, lá está, mitigar as tais consequências das alterações climáticas que vamos/estamos a sofrer. Quem tem a sua vida resolvida ou esteja numa crise de propósito é natural que se entretenha em salões de chá a discutir alterações climáticas, família tradicional, Palestina, etc, mas as outras pessoas preferem ter uma casa para viver e cenas assim.


bcotrim

O impacto de Portugal isolado é nulo, o impacto da UE é significativo e isso só é feito se cada estado-membro fizer a sua parte. E tens ainda o pós-petróleo, que é um recurso limitado e praticamente inexistente na UE > O desenvolvimento económico serve precisamente para enriquecer e, com isso, lá está, mitigar as tais consequências das alterações climáticas que vamos/estamos a sofrer Mas se essas medidas tiverem um custo ambiental elevado, aumentas as consequências do que estás a mitigar. Se tens uma tecnologia sustentável que é ligeiramente inferior, proibir a não-sustentável é uma boa forma para canalizares o investimento para a mesma (um bom exemplo é a proibição do uso de sacos de plástico não reutilizáveis fez com que as pessoas passassem a transportar sacos reutilizáveis)


Odd-Prompt-7070

Isso seria verdade se os trabalhadores da CP não fizessem mais de 60 dias de greve por ano.


pc0999

É um atentado ecológico esta ligação.


SumoHeadbutt

o BLOQUEIO de esquerda


KarmaCop213

Sem comboio no aeroporto de Lisboa não há forma de acabar, podem talvez reduzir o número de voos aumentado a espera para quem vai para o Porto.


Putrid-Arachnid-7075

Porque não pode acabar? Pergunta legítima, não compreendo


joaommx

> Sem comboio no aeroporto de Lisboa A sério que achas que esse é o problema? A Gare do Oriente está a 15 minutos a pé do Aeroporto Humberto Delgado, e a três estações de metro (5 a 10 min) de distância.


l2k1337

Tirem-me esta gente do metro por favor. Comboios urbanos não é sitio para andar com malas de arrasto.


KarmaCop213

Ah sim, famílias a andar com malas de 23 quilos de voos transcontinentais, que tarde bem passada. 


Sciss0rs61

Carroça à frente dos bois.


xkenji4

Acabar , probir, limitar, são as palavras chave do Bloco...nesta fase com sorte é capaz de custar menos esta ponte aerea do que um bilhete da CP em certas situações, o que é ridiculo. Criem alternativas viáveis e rápidas e depois fim poderá fazer sentido isto, mas eu acredito piamente que com essas alternativas, a própria TAP acaba com isto por passar a ser uma coisa tao excepcional para as pessoas(que passam a usar o comboio) que deixa de fazer sentido continuar.


krieg126

Estou de acordo. Como já foi falado, os tempos deslocação ao aeroporto, embarque, viagem, saída, deslocação do aeroporto até ao destino final, deverão ser bastante semelhantes numa viagem de comboio ou avião. Questiono é se não deveria haver uma exceção para a viagem Porto-Faro e vice-versa, talvez a distância/tempo o justificasse.


rui278

Partidos metem o bedelho na gestão da TAP e fazem decisões que não são e comercialmente regidas Tão precisa de mais uma injeção de capital daqui a 5 anos Surprised Pikachu. Epah, deixem lá a tap gerir-se. Se a ponte aérea faz dinheiro, continuem, se não, parem. Enquanto não houver uma alternativa que tenha qualidade o suficiente para desviar a procura da ponte aérea para o tgv/flixbus ou o que for, para que estar a mandatar um fecho e efetivamente piorar a vida das pessoas...


Tasty_Adhesiveness83

Para mim é tão simples como deixarem os clientes escolherem com a carteira, se mais pessoas usam um transporte que outro é porque um deles é melhor, parem de querer obrigar as pessoas a viver sem opções.


rui278

100%. Mas estamos a falar do BE e a última coisa que eles querem é deixar as pessoas escolher 😂


VicenteOlisipo

BE(m)


RuySan

Concordo em absoluto. Uma ligação frequente de uma distância de 300km é absolutamente ridícula.


Odd-Prompt-7070

Já usei várias vezes para destinos que não voam para o Porto. Não faz sentido acabar com essa ligação que é muito usada para viagens de negócios. Comboio e Autocarro é bom para quem vai de férias ou fim-de-semana.


NosPimba69

Pergunta honesta (e direccionada para a malta que esteja mais dentro destas coisas): com as condições de ferrovia actuais, linha do Norte e coiso e tal, um comboio Alfa a partir de Santa Apolónia/Gare do Oriente directo (sem paragens!) a Porto - Campanhã, quanto tempo é que demoraria? ![gif](emote|free_emotes_pack|thinking_face_hmm)


zek_997

Atualmente a viagem mais rápida, com 3 paragens, demora 2h49. Sem paragens seria ainda mais rápido. Sem vistas as coisas, demoraria mais ou menos o mesmo tempo que um avião, talvez até menos.


Repulsive_Juice7777

E têm toda a razão. Sair de lisboa é tão UGH!


viskonde

Construam a LAV e sim acaba se. Com a linha atual se há procura é porque a alternativa não é boa 


KarmaCop213

Nao sei se acaba. A menos que a companhia aérea garanta voos em caso de disrupções nos comboios. Este tipo de voo serve para alimentar o hub de Lisboa com passageiros, normalmente estamos a falar de passageiros para viagens intercontinentais. Ora se comprares os bilhetes de avião e de comboio em separado, quais são as garantias de que o comboio não vai ter atrasos ou uma greve que não te permita efectuar o voo? Não esquecer que estamos a falar de viagens que podem custar milhares de euros se olharmos para a despesa de uma família inteira.


Quilibe

Entao que a TAP que retome as viagens a partir do porto. Partido inutil.


pintorMC

Quando comprados em pacotes de 10 viagens nada fica mais barato.


AntonioTavares8

Se as empresas de transportes aereos utilizarem avioes monomotores tipo Cessna 208 Caravan ou equivalente com um só tripulante nessa rota Lisboa - Porto podem ficar as viagens mais baratas para os clientes das empresas de transportes aereos .


Dannyps

Ainda ninguém me conseguiu explicar como é que eu, do Porto, apanho um voo que só parte de Lisboa às 7h da manhã.


Dr_Toehold

Acho bem. Garantir ponte ferroviária constante!


ApprehensiveEye5167

Estes bloquistas andam mesmo perdidos… lol


O_Conservador

Berloque of shit.


LovelyNiger

Nunca sugerem uma alternativa. Gostam é de apalermar


absurdism2018

E tu gostas de comentar sem sequer abrir a notícia porque está literalmente a alternativa sugerida no primeiro parágrafo da notícia 


LovelyNiger

Confere


Ok_Abrocona_8914

O bloco é hilariante, que partido inútil.


lpassos

E a Lisboa-Porto? Os pormenores que revelam um partido centralista.


[deleted]

Querem acabar com a ponte aérea da TAP, mas não querem privatizar a TAP? Que pão de lol de mentalidade.


zizop

É uma rota que certamente será deficitária, portanto até tem a sua lógica.